sábado, 7 de março de 2015

Mesmo terminando a solavancos, Boogie Oogie deixa horário com saldo positivo

É bem verdade que Boogie Oogie, novela que marcou a estreia de Ruy Vilhena na Rede Globo, terminou de maneira meio atrapalhada e excessivamente centrada no famigerado segredo de Carlota. A trama da megera monopolizou de tal modo que caiu em uma espécie de ritmo circular e truncado. No fim das contas, o maçante segredo de Carlota, além de pouco impactante, encerrou-se atravessado por alguns fatos mal explicados. A cena final, em que a antagonista vai em busca de parte do tesouro que havia escondido no túmulo de Ivan, foi ao mesmo tempo interessante e obscura. Interessante porque Carlota, de longe o grande personagem da trama, merecia um fim digno de nota. Mas também obscura, visto que a forma como aquela parte do tesouro foi parar em tal local poderia ter sido mais explorada.
 
 
Ambientes, figurinos e cenários também foram um problema. O blog comentou sobre isso há alguns meses. Se a história prendeu na maior parte do tempo, o trabalho de arte pareceu pouco comprometido com a pesquisa. Outrossim, quase nada foi mencionado a respeito do conturbado cenário sócio-político da época. Em uma novela da década de 70, o contexto do país é inafastável e deixar de abordá-lo é um problema gritante.
 
 
Em que pese tudo isso, Boogie Oogie termina como uma boa novela. A história quase sempre entreteve. Ruy Vilhena, a exemplo de autores de seriado, recheou a maioria dos capítulos com pequenos plot twists, técnica interessante em novelas contemporâneas. Um episódio sempre reservava sutis coincidências que conduziam a grandes reviravoltas. Ótima estratégia. Boogie Oogie também foi a novela das grandes atrizes. Nomes como Joana Fomm, Betty Faria e Giulia Gam retornaram ao vídeo em grande estilo. Alessandra Negrini, por sua vez, fez de sua Suzana a mais carismática das figuras. Fato que rendeu um final feliz ao lado do mau caráter e redimido Fernando.

 
No frigir dos ovos, Boogie Oogie usou a década de 70 como elemento meramente decorativo. Ainda assim, revisitar os dancin' days, as pantalonas e os telefones analógicos foi um grande prazer.



Parecer do blog: BOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário